O Faturamento foi um dos recursos mais solicitados pelos nossos usuários JustDoctor. Este artigo aqui vem para esclarecer como você pode aproveitar ao máximo esta nova e poderosa ferramenta de controle e organização dentro da sua clínica ou consultório.

Passo 1: Configurando convênios

Antes de utilizarmos o módulo de Faturamento propriamente dito, precisamos realizar as configurações iniciais necessárias referentes aos convênios. Para isto, vamos acessar o sistema JustDoctor e selecionar, no menu lateral esquerdo, dentro da seção Configurações, a opção “Convênios”.

Como acessar a área de convênios na seção de configurações do JustDoctor

Caso você não tenha nenhum convênio cadastrado no seu sistema, adicione um novo clicando no botão (+) ali no topo direito, como na figura abaixo.

Para adicionar um convênio, clique no sinal de (+) no canto superior direito para criar um novo convênio no seu sistema

Na página de cadastro do convênio, você precisará primeiramente dar um nome a ele e definir se é um convênio normal ou particular. Você também pode acrescentar observações a respeito do convênio.

Formulário de cadastro de um novo convênio

Outro campo que precisa de atenção é o valor da porcentagem, que tem relação direta com a tabela de utilidade que você for escolher, ou seja ao selecionar 70% e a tabela CPHPM2013, significa que todos os valores do porte serão 70% da tabela em questão. Caso você não saiba qual tabela e porcentagem seu plano de saúde utiliza, ele poderão lhe informar pois são dados públicos.

Atenção ao preencher a porcentagem e a tabela de utilidade: elas precisam ter relação uma com a outra

Ao selecionar uma das tabelas disponíveis (por exemplo, a CBHPM 2013), você terá logo abaixo a relação dos portes e o valor de cada um (conforme figura abaixo).

Selecione uma tabela de utilidade para o seu convênio

Assim que você seleciona uma tabela de utilidade, o JustDoctor listará os valores referentes aos respectivos portes

Finalizando o cadastro

Assim que tiver todos os dados necessários preenchidos no seu formulário de novo convênio, basta clicar em “Salvar” lá no topo da página.

Uma vez cadastrados os convênios da sua empresa e atribuídos aos seus pacientes, você pode começar a trabalhar com o faturamento de forma simples e eficiente.

(Ficou curioso quanto aos códigos e procedimentos especiais? Mais detalhes sobre estas opções ao fim do artigo.)

 

Passo 2: O Faturamento na sua Ficha de Atendimento

Se sua empresa já possui convênios cadastrados e seus pacientes possuem convênios associados aos seus cadastros, o processo de agendamento, atendimento e faturamento será extremamente simples.

Ao atender um paciente, você terá sua respectiva ficha de atendimento a ser preenchida. Ao final da ficha, o JustDoctor lhe perguntará se esta ficha de atendimento possui algum procedimento a ser faturado. Caso haja, assinale “sim”.

Ao marcar “sim”, você precisará preencher alguns dados adicionais referentes ao faturamento. Você precisa confirmar o profissional responsável pelo faturamento e o convênio do paciente. (O paciente não possui convênio cadastrado? Saiba como resolver isto sem precisar sair da tela da ficha de atendimento ao fim deste artigo.)

Ao assinalar que a ficha de atendimento tem faturamento, você precisará preencher alguns campos adicionais

Você também deve escolher a especialidade: se é de caráter clínico, cirurgião, anestesista, primeiro, segundo ou terceiro auxiliar.

Selecione a especialidade referente àquele atendimento

Para adicionar procedimentos, clique no botão “Adicionar” ali na área de “Procedimentos” para incluir os procedimentos a serem faturados.

Para adicionar procedimentos a serem faturados na sua ficha de atendimento, clique no botão "Adicionar" na área de Procedimentos

Ao clicar em “Adicionar”, você terá uma janela onde poderá buscar todos os procedimentos desejados. Você pode buscar tanto pelo nome como pelo código.

Adicione os procedimentos desejados clicando nos resultados referentes aos procedimentos realizados na ficha de atendimento

Ao selecionar todos os procedimentos desejados e verificar a proporção de cada um deles (como na imagem abaixo), você agora pode finalizar a ficha de atendimento clicando em “Salvar”.

Ao preencher todos os procedimentos desejados, basta clicar em "Salvar" para registrar o faturamento da ficha de atendimento

Passo 3: Visualizando e exportando relatórios de faturamento

Agora que você já tem os principais convênios cadastrados no seu sistema e suas fichas de atendimento estão sendo devidamente faturadas no sistema, você pode ter um visão geral (ou uma ainda mais detalhada) do faturamento de sua empresa através dos respectivos relatórios. Você pode acessá-los no menu lateral esquerdo, dentro da opção “Relatórios”.

Menu de relatórios do JustDoctor

Você pode escolher entre o Faturamento Geral e o Faturamento Detalhado.

Faturamento Geral

No Faturamento Geral, você tem uma relação de valores a receber e valores recebidos organizados por convênios e pelos procedimentos realizados sob cada um dos convênios. Você pode filtrar o seu relatório pelo período desejado e escolher apenas os convênios e as agendas dos profissionais que lhe interessam.

Relatório geral de faturamento

Ao final da página, você pode acompanhar também o comparativo do faturamento nos últimos seis meses.

Gráfico comparativo dos últimos seis meses do faturamento

Faturamento Detalhado

Ao contrário do Faturamento Geral, no Faturamento Detalhado, você pode obter mais dados sobre os convênios e os procedimentos, além de poder gerenciar procedimentos com glosas e recursos.

Faturamento detalhado - veja os valores recebidos e a receber listados por convênios e clientes

Cada convênio contempla todos os pacientes que foram atendidos no período selecionado e que tiveram procedimentos faturados.

Faturamento detalhado exibindo os pacientes atendidos em cada convênio e os valores recebidos e a receber
Ao expandir o botão de “+” de um paciente, você terá acesso a todos os procedimentos realizados no período discriminado, valores recebidos e a receber, se o procedimento foi conciliado ou se existe recurso em jogo.

Obtenha detalhes sobre a situação dos procedimentos faturados de seus pacientes

Eu me esqueci de preencher o convênio do meu paciente no momento em que o cadastrei. E agora?

Sem problemas. Se o seu paciente ainda não tiver convênio cadastrado, você pode atribuir um convênio a ele no momento do preenchimento da ficha de atendimento. Basta clicar no botão de “Cadastrar”.

Caso o cliente não possua convênio cadastrado, você pode adicionar um no momento do faturamento da ficha dele

Você precisará escolher um convênio, discriminar o número da carteirinha, a data de validade e o tipo de acomodação. Caso seu cliente venha a ter mais de um convênio, você pode adicionar mais convênios através do botão verde.

Preencha os dados necessários a respeito do convênio do seu paciente

Códigos especiais e procedimentos especiais no cadastro de convênio

Você reparou que há duas seções especiais no cadastro de convênio? São os códigos especiais e os procedimentos especiais.

Convênios podem contemplar códigos e procedimentos especiais

Os códigos especiais permitem que você personalize o preço de determinados procedimentos. Basta pesquisar o nome do procedimento e atribuir um valor personalizado.

Códigos especiais e procedimentos especiais

Caso queira cancelar o código especial, basta deletar clicando no botão vermelho de exclusão. Caso queira adicionar mais de um código especial, basta clicar em “Adicionar”.

Já os procedimentos especiais são aqueles que não figuram na Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos. Você pode cadastrar seus procedimentos exclusivos nesta área clicando em “Adicionar” e atribuir o código e o valor referente ao procedimento. Se quiser cadastrar mais de um procedimento, basta clicar em “Adicionar”.